| Reino: | Animalia |
| Filo: | Chordata |
| Classe: | Aves |
| Ordem: | Charadriiformes |
| Subordem: | Charadrii |
| Família: | Haematopodidae |
| Bonaparte, 1838 | |
| Espécie: | H. palliatus |
O piru-piru (Haematopus palliatus) é uma ave costeira com ampla distribuição por toda a América. É conhecido no Brasil como: baiacu, batuíra-do-mar-grosso, bejaqui (RS), cã-cã-da-praia (RS) e ostraceiro.
É relacionado filogeneticamente a Haematopus ostralegus espécie de Haematopodidae que habita a Europa.
Seu nome significa: do (latim) haematopus = com pé vermelho; a origem do (grego) haima = sangue e pous = pé; e do (latim) pallium, palliatus = manto camuflado. - Ave com pés vermelhos e manto camuflado.
Possuindo 46 cm, essa espécie é facilmente identificável por conta da sua coloração característica e por seus hábitos. Além de robusta e pernilonga possui bicos e pálpebras escarlates, íris amarela e pernas cor-de-rosa. Não apresenta dimorfismo sexual evidente.
Sua voz é estridente “quip…”, “klit”, “piru-piru” e um trinado ascendente no início e descendente no fim (canto).
Alimenta-se de bivalves, cracas, gastrópodes e outros invertebrados costeiros. Utiliza o bico como alicate espaçando as valvas ou quebrando-as.
Os ovos são depositados diretamente na areia da praia, sendo que a coloração e o formato destes se assemelha ao de maçaricos e gaivotas.
Haematopus palliatus ocorre da América do Norte ao sul da América do Sul. Ocorre, portanto, em toda costa brasileira.